Preparado para continuar planejando a sua próxima viagem pelas praias do litoral Sul de Pernambuco? Então se acomoda bem que vamos continuar te trazendo as melhores dicas e mostrando um passo a passo do que você precisa saber para aproveitar esse passeio inesquecível.

Ilha do Amor - Praia do Paiva, Litoral Sul
Ilha do Amor, Reserva do Paiva, vista da janela de uma das dezenas de flats em Barra de Jangada – Litoral Sul de Pernambuco (Foto: Agência Tigris)

Após o primeiro dia de roteiro pelo Litoral Sul do Estado, chegamos a um novo dia de aventuras. Lembramos que estamos trazendo o roteiro mais curto no qual você consegue aproveitar bem um pouco de cada praia. Entretanto, se você tiver mais tempo, recomendamos dividir esse roteiro de dois dias em mais tempo, assim você consegue aumentar sua experiência que, temos certeza, será inesquecível.

Dito isso, vamos lá! Assim como no primeiro dia, sugerimos sair do hotel em Recife bem cedinho, pelas 7h da manhã, evitando o trânsito comum dos finais de semana (se for durante esses dias que tiver escolhido para fazer seu passeio) e, também deixando mais horas para visitar as praias.

Praia de Maracaípe

Pontal de Maragogi, Litoral Sul do Estado
Pontal de Maracaípe, Ipojuca – Litoral Sul de Pernambuco (Foto: MTur Destinos – Via Flickr)

A primeira parada do segundo dia de roteiro pelo Litoral Sul de Pernambuco fica logo acima de Serrambi.  Uma das praias mais procuradas por quem gosta de um clima tranquilo, além de ter o benefícios de estar bem ao lado da movimentada Porto de Galinhas, a Praia de Maracaípe é um destino mais que recomendado.

Por onde ficar por aqui? Nosso conselho é começar pelo Pontal de Maracaípe, que fica bem na fronteira com Serrambi (e o Pontal de Serrambi). Já falamos inclusive sobre como a praia é recomendada para a praticar esportes radicais como windsurfe, surfe e standup paddle (link aqui: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/praia-de-maracaipe/). Importante avisar que o estacionamento, até a data deste post, estava custando R$ 15,00. Local exato do pontal de Maracaípe para inserir no seu GPS: -8.538499, -35.005902

Praia de Porto de Galinhas

Praia de Porto de Galinhas
Piscinas Naturais em Porto de Galinhas, Ipojuca – PE (Foto: Leonardo Shinagawa – Via Flickr)

Finalmente chegamos nela que é, de longe, a praia mais famosa de Pernambuco e a mais visitada por turistas do mundo todo. Se você quer conhecer mais sobre Porto de Galinhas recomendamos dar uma lida neste artigo (link: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/praia-de-porto-de-galinhas/).

Sabendo que você pode querer aproveitar mais tempo por aqui, temos também algumas dicas importantes para quem deseja se hospedar por aqui: um guia bem completo com os melhores hotéis da região (link: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/guia-de-hoteis-em-porto-de-galinhas/).

Não vai se hospedar, mas está passando por aqui e quer encontrar o melhor lugar para comer? Não vai se arrepender, aqui você encontra ótimas opções de gastronomia para conhecer. Para te ajudar, preparamos um guia dos melhores restaurantes de Porto de Galinhas (link: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/restaurantes-porto-de-galinhas/).

Local exato para ficar perto do Centro e da praia: -8.506692, -35.003334

Praia de Muro Alto

Praia de Muro Alto, Litoral Sul de Pernambuco
Praia de Muro Alto, Ipojuca, no litoral Sul de Pernambuco (Foto: Cleferson Comarela via Wikipedia)

Logo ao Norte de Porto de Galinhas você encontra a Praia de Muro Alto, um lugar cheio de grandes hotéis e resorts, tornando a praia mais tranquila que as praias do centro de Porto de Galinhas. Outro benefício é que aqui você encontra uma grande barreira de corais separando do mar aberto, se tornando uma praia muito tranquila no Estuário do Rio Ipojuca.

Local exato para inserir no seu GPS: -8.420776, -34.974317

Praia de Suape

Praia de Suape
Barcos na Praia de Suape, Ipojuca – PE (Foto: Agência Tigris)

Chegou a ver de uma praia cheia de contrates e quase impossível conhecer em menos de 2 horas. A próxima parada no roteiro do segundo dia no Litoral Sul de Pernambuco é a Praia de Suape! Recomendamos caminhar um pouco pela praia repleta de algas na areia, mas consulte a tábua de marés antes de parar aqui.

Em maré baixa vale muito a pena ir até Praia do Paraíso (foto destaque no post anterior), e na pontinha dela você pode aproveitar para conhecer o Forte Castelo do Mar. Já falamos sobre ele por aqui, vale a pena a leitura (link: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/voce-ja-conhece-algum-forte-em-recife/). Local exato para inserir no seu GPS: -8.354963, -34.954426

Praia de Calhetas

Praia de Calhetas, Litoral Sul do Estado
Praia de Calhetas, Cabo de Santo Agostinho – PE (Foto: Cássia Afini – via Flickr)

Aqui foi onde o Brasil foi descoberto antes de Cabral, quando Vicente Pinzón esteve na nossa terra em 26 de janeiro de 1500. Seja bem-vindo a Praia de Calhetas, uma pequena baía, com acesso relativamente difícil, mas maravilhoso. Recomendamos essa parada no seu roteiro!

Se quiser apenas conhecer a praia, coloque aí no seu GPS: -8.345165, -34.943932
Para ir para as tirolesas, pegue à esquerda na bifurcação e siga: -8.343967, -34.946096

Praia de Gaibú

Praia de Gaibú
Praia de Gaibú, Litoral sul de Pernambuco (Foto: Falco Ermert – Via Flickr)

Coladinha com a praia de Calhetas e com acesso bem mais fácil, a Praia de Gaibú é nossa próxima parada. Por ser mais acessível, também tem bem mais visitantes. Vale falar que em uma extensão da Praia de Gaibú está a praia de Enseada dos Corais, numa área mais tranquila e menos povoada.

Localização exata para inserir no seu GPS e estacionar: -8.343393, -34.947852
Um lugar bom para parar e tirar ótimas fotos em Enseada dos Corais: -8.321928, -34.950770

Barra de Itapuama

Praia de Itapuama - Mirante do Coco Verde
Mirante de Coco Verde com vista para Pedra do Xereu (ao fundo), Itapuama, Cabo de Santo Agostinho – PE (Foto: Agência Tigris)

Antes de chegar de fato na praia de Itapuama, aconselhamos uma rápida parada ainda em Enseada dos Corais, para acessar a Pedra do Xareu. Na subida para acessar a praia, uma outra parada é recomendada: o mirante Coco Verde, pertinho das ruínas de um hotel que começou a ser construído na década de 1970, mas teve a obra embargada e abandonada (não aconselhamos tentar chegar ao local, pois há riscos de acidentes).

Parada no norte da Praia de Enseada dos Corais para acesso à Pedra do Xareu: -8.307792, -34.945818
Para no Mirante do Coco Verde (estacione apenas onde for permitido, na faixa branca): -8.298905, -34.953629
Praia de Itapuama para você colocar no GPS e estacionar: -8.296678, -34.953278

Praia do Paiva

Praia do Paiva, Litoral Sul
Surfistas na Praia do Paiva – PE (Foto: Agência Tigris)

Chegamos ao fim do nosso roteiro com a última praia, uma das mais recentes do Estado. O Paiva tem diversas entradas livres ao público, com serviço privado de limpeza, sempre mantendo a praia limpa, embora nem sempre as pessoas se esforcem para ajudar.

O local está em crescente expansão residencial, com projetos de grandes residenciais, condomínios, hotéis e prédios comerciais. Chegando aqui você começa a sentir o clima mais “urbano”, pois está bem próximo da cidade.

Primeira parada da praia, ao lado de Itapuama, logo após o pedágio (onde foi tirada a foto que usamos neste post): -8.290079, -34.952483

Que tal um jantar de alta qualidade antes de voltar ao hotel? Anota aí: -8.253449, -34.943717 Esperamos que tenham aproveitado o nosso roteiro e usem esse artigo para montar o seu próprio passeio. Pernambuco tem muitas belezas naturais para conferir de perto, e nossas praias são bons exemplos disso. Já visitou esses lugares e tem mais dicas para compartilhar? Queremos te ouvir!

◄ Ver o primeiro dia

Clique aqui e aproveite para conhecer todos os destinos pernambucanos sem estresse! Para você não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.