Se tem um passeio inesquecível para se fazer em Pernambuco (e em todos os estados do Nordeste que são banhados pelo mar) é visitar o litoral e se apaixonar pela vida com o sol presente quase 365 dias do ano. Não teve a oportunidade de fazer uma viagem dessas? Onde mora não tem a facilidade de ver o mar quando quer? Então vem com a gente que vamos te ajudar a planejar, agora, um passeio inesquecível pelo Litoral Sul de Pernambuco.

Praia de Suape - Litoral Sul de Pernambuco
Praia de Suape – Litoral Sul de Pernambuco (Foto: Agência Tigris)

Para quem ainda não conhece e nunca pesquisou, as praias mais famosas do Estado estão ao sul do nosso litoral, banhadas pelo Oceano Atlântico Sul. São as praias com as águas mais calmas e quentes, com os trechos de areia mais concorridos e muitas opções de atividades para aproveitar!

Talvez pelo nome fique mais fácil de identificar: Porto de Galinhas, Maracaípe, Tamandaré, Praia dos Carneiros e São José da Coroa Grande. Esses são apenas alguns dos destinos de quem escolhe o Litoral Sul de Pernambuco para se apaixonar pelo mar.

Por isso, vamos fazer um rápido tour pelas praias mais buscadas do Estado, te ajudando a planejar o seu roteiro. Para começar o passeio, sugerimos começar sua rota pela praia mais ao Sul, a Praia de São José da Coroa Grande, fazendo o caminho de volta para Recife pela PE-60. Vale falar que esta rodovia brasileira tem o seu fim justamente perto da divisa de Pernambuco com Alagoas, em São José da Coroa Grande, “começando” próximo ao município de Cabo de Santo Agostinho, por onde você pode chegar até a capital do Estado e ir até onde precisa. Para aproveitar ao máximo o passeio e conseguir ter tempo de fazer tudo com certa tranquilidade, sugerimos sair do hotel em Recife, que é provavelmente o local que escolheu para ter como base, logo às 7h da manhã. Assim você consegue evitar trânsito, principalmente se estiver escolhido entre sexta e domingo para o passeio, e pode aproveitar muito mais.

Praia de São José da Coroa Grande

Praia de São José da Coroa Grande - Litoral Sul de Pernambuco
São José da Coroa Grande – Litoral Sul de Pernambuco (Foto: Agência Tigris)

Pertinho da placa indicativa do limite entre Pernambuco e Alagoas (DIVISA PE/AL), há uma entrada para a praia e alguns pontos em que é possível estacionar. Indicamos fazer aqui a sua primeira parada, descer do carro e caminhar até a praia. Aqui você consegue cruzar o Rio Persinunga (que é rasinho) e chegar com poucos passos até o Estado de Alagoas e a praia de São Luís e São Paulo. Local exato para inserir no seu GPS: -8.908773, -35.152723

Praia de Gravatá

Praia de Gravatá
Praia de Gravatá, em São José da Coroa Grande, litoral Sul de Pernambuco (Foto: Bartira Ribeiro – Via TripAdvisor)

Não, não estamos falando de Gravatá, famosa pelo inverno e chocolate quente. Com o mesmo nome do famoso município do Agreste Pernambucano, esta praia não tem acesso fácil e é realmente indicada para aqueles que estão mais dispostos. Entretanto, o local vale a pena o passeio, seja pela tranquilidade ou beleza de tirar o fôlego.

A entrada (uma placa “Visite à praia de Gravatá” com uma seta) fica a cerca de 4,0km (uns 6 minutos) do local que indicamos na Praia de São José da Coroa Grande. Vale a pena caminhar um pouco pela areia da praia até o estuário do Rio Una.

Local exato para inserir no seu GPS: -8.869238, -35.133633

Praia do Porto de Nassau

Ilha do Coqueiro Solitário - Praia do Porto de Nassau
Ilha do Coqueiro Solitário, Praia do Porto de Nassau, Tamandaré – PE (Foto: Kely Martins Bauer – blog Kely Pelo Mundo)

Não é o tipo de viajante que gosta de uma aventura? Então já avisamos, aqui também não é fácil chegar. O melhor caminho a fazer é através do município de Tamandaré, indo pela Rua da Padre, seguindo por uma estrada de terra (ou areia) por uns 5,0km (cerca de 15 minutos, dependendo das condições da estrada) até a Praia de Mamucabinhas.

Até aqui tudo bem, já que você está no conforto do carro. Por isso, talvez valha a pena pegar um carro mais alto ou com tração maior, para passar por trechos assim mais rapidamente. É chegando lá que você ainda precisará estar disposto para caminhar por cerca de 830 metros até a praia e parte mais bonita dela: a Ilha do Coqueiro Solitário.

Local exato para inserir no seu GPS: -8.807157, -35.119573

Praia Boca da Barra

Praia da Boca da Barra
Banco de areia na Praia da Boca da Barra, Tamandaré – PE (Foto: instagram @visiteapraiadaboca)

Quer mais uma praia para conhecer aproveitando a mesma rota? Então anota aí: seguindo até a outra ponta da Rua da Padre, em Tamandaré, você chegará numa grande área para estacionamento. Aqui você conhece a Praia Boca da Barra, um local bem tranquilo e com diversos cenários para excelentes fotos.

Local exato para inserir no seu GPS: -8.777503, -35.106698

Praia de Tamandaré

Forte Santo Inácio de Loyola - Praia de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco
Forte Santo Inácio de Loyola, Tamandaré – PE (Foto: Agência Tigris)

Chegou a vez de falar sobre uma das praias mais movimentadas do litoral sul de Pernambuco, destino obrigatório para quem quer conhecer o clima intenso das praias pernambucanas. A praia de Tamandaré fica no município de mesmo nome, com cerca de 23,4 mil habitantes.

O local é repleto de bares e restaurantes, o que também a torna uma ótima pedida para fazermos a nossa primeira parada para o almoço. No mar você encontra águas tranquilas, graças a uma grande barreira de corais, e também é possível alugar um barco para conhecer melhor as Piscinas Naturais de Tamandaré, um paraíso à parte.

Também existem atrações turísticas, como o Forte Santo Inácio de Loyola, construído no fim do século VXII. Ele fica na Avenida Dr. Leopoldino Lins, e é caminho para chegar à praia de Tamandaré, por isso, priorize parar nele antes. Para almoçar, uma das indicações fica no Restaurante Tapera do Sabor.

Local exato da Praia de Tamandaré para você colocar no seu GPS: -8.750853, -35.090372

Praia dos Carneiros

Praia dos Carneiros
Capela de São Benedito (Igrejinha dos Carneiros), na Praia dos carneiros, Tamandaré – PE (Foto: Vi Neves – Via Wikipedia)

Uma das mais belas praias do Estado é também a mais cara (costuma ser assim mesmo, fala a verdade). Infelizmente você sentirá dificuldades de pisar na areia da praia sem ter que pagar um valor elevado de estacionamento ou ter que consumir em um dos bares e restaurantes da região, ou mesmo ter que se hospedar em hotéis e resorts próximos.

Pode desembolsar um valor maior? Então vale a pena saber que o local com maior movimento é o Bora Bora Restaurante, famoso entre os turistas. Outro que fica num local privilegiado é o Beijupirá. O ponto turístico mais famoso da praia é a Capela de São Benedito, mais conhecida como Igrejinha dos Carneiros.

Anote uma localização para servir de guia no seu passeio para Praia dos Carneiros: -8.705157, -35.079438 Entrada para Capela de São Benedito (Igrejinha dos Carneiros): -8.698109, -35.093481

Barra de Sirinhaém

Barra de Sirinhaém
Barra de Sirinhaém, Sirinhaém – PE (Foto: Igor Santos – via TripAdvisor)

Mais uma praia lindíssima do Litoral Sul de Pernambuco (como todas) é a praia de Barra de Sirinhaém. Dividida de Serrambi pelo Rio Sirinhaém, a cidade tem uma população humilde, mas são vistas maravilhosas, principalmente se você seguir pela Rodovia Costa Dourada. Quer uma dica? Recomendamos fazer uma parada para tirar fotos inesquecíveis próximo à Praia do Guaiamum.

Quer mais? Se você tiver tempo, a Ilha de Santo Aleixo é um passeio a parte, já que só pode ser alcançada de barco. Mas a satisfação é garantida, o cenário é quase paradisíaco e apaixonante. Local aproximado para você colocar em seu GPS: -8.612299, -35.048422

Praia de Serrambi

Praia de Serrambi
Coqueiros ao sul da Praia de Serrambi, Serrambi – PE (Foto: Juliano Inácio Assis Pereira – Via Google Maps)

A última praia deste artigo, mas não a última da lista de praias do Litoral Sul de Pernambuco (pois vamos continuar nossas dicas em outro texto) é a Praia de Serrambi. Preferida pela classe média alta da região e da capital do Estado, principalmente ao sul, na praia do Toquinho, próximo ao Rio Sirinhaém, essa praia costuma ter muita visita pelo verão e período de férias.

A praia tem uma parte bem tranquila ao norte, com recifes de corais quebrando as ondas. Mas também tem uma parte com ventos mais fortes no lado sul, piscinas naturais e vistas deslumbrantes, dignas de muitas fotos, junto aos coqueiros.

Na parte norte de Serrambi, temos o Rio Maracaípe, fazendo fronteira com o Pontal de Maracaípe.

Localização de um local próximo aos corais na Ponta de Serrambi: -8.561321, -35.008493
Localização de um local onde é possível acessar facilmente a praia com os coqueiros (foto abaixo): -8.567912, -35.031299

► Ver o segundo dia

Clique aqui e aproveite para conhecer todos os destinos pernambucanos sem estresse! Para você não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.