Para quem acompanha o nosso blog, não é surpresa que Pernambuco é um destino rico e repleto de opções de lazer e turismo para quem quer mudar os ares e se reconectar com a natureza. Sempre temos dicas novas e conteúdos interessantes para trazer para você, e hoje é dia de falar de novos lugares para visitar. Depois de conhecermos o litoral Sul do estado, as principais praias e o que fazer por lá em um roteiro prático e envolvente, chegou a hora de chegar pelo litoral Norte de Pernambuco e conhecer novos lugares. Vamos lá?

Praia de Ponta de Pedras, Litoral Sul de Pernambuco
Litoral Norte de Pernambuco (Foto: Agência Tigris)

Praia de Maria Farinha

Praia de Maria Farinha
Praia de Maria Farinha, Paulista (Foto: Henrique Vicente, via Flickr)

Um pouco menos procurada do que as praias do litoral Sul, a Praia de Maria Farinha está localizada na cidade de Paulista, no litoral Norte de Pernambuco. A cidade em si é bem tranquila, já que não está no roteiro dos principais destinos turísticos do estado, mas, ainda assim, durante os períodos de alta temporada costuma atrair muitos turistas, oferecendo excelentes opções de passeios e atividades.

É nessa cidade que você encontra o Veneza Water Park, que já falamos por aqui e você pode encontrar mais detalhes no link: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/pernambuco-conta-com-um-dos-maiores-parques-aquaticos-da-america-latina/.

Do aeroporto do Recife até a praia de Maria Farinha, são cerca de 38km, que são percorridos em pouco mais de 1 hora.

Bom lugar para estacionar em Maria Farinha para inserir no seu GPS: -7.870596, -34.835070 (Estacionamento do Veneza Water Park)
Se preferir ir um pouco mais ao norte e estacionar na rua mesmo: -7.860147, -34.835263

Pontal de Maria Farinha

Vista aérea do Pontal de Maria Farinha, no Litoral Norte de Pernambuco
Vista aérea do Pontal de Maria Farinha (Foto: Diogo C. Duarte, via Flickr)

Por estar no ponto mais ao norte de Maria Farinha, é menos frequentada e costuma ser mais tranquila. O local é ótimo para relaxar e tomar um banho em águas calmas. Alguns visitantes costumam definir essa parte da praia como “a mais bonita” de Maria Farinha, então vale a pena estender o seu passeio para chegar até esse ponto.

O pontal é o local onde o mar encontra com o rio, então a vida marinha é rica e a flora é de apaixonar.

Para conhecer o Pontal de Maria Farinha, insira em seu GPS: -7.842935, -34.838319

Ilha de Itamaracá

Praia de Itamaracá em 2008, com vista para Coroa do Avião.
Itamaracá, em 2008 (Foto: LeRoc, via Flickr)

Seguindo o roteiro, para quem está saindo de Maria Farinha, o caminho mais curto é fazer a travessia de balsa, pela Rua José Pereira de Amorim e seguir pela PE-01, passando, inclusive pelo Aeródromo de Coroa do Avião, por cerca de 15 minutos.

Porém, a depender da espera pelo embarque e desembarque da balsa, apesar da distância, poderá perder 15 minutos, se comparado ao trajeto tradicional. De Maria Farinha até a Praia do Forte Orange, são 45km, feitos em 1 hora, sem o uso da balsa ou 36km com a balsa, que leva até 1 hora e 15 minutos.

Pelo caminho para a ilha, que por ficar na Região Metropolitana do Recife acaba sendo um dos destinos de lazer mais comuns, você encontra uma região bastante rica em acontecimentos históricos e que preserva esses sinais.

Com construções coloniais do século 17, como a Igreja Matriz dos Santos Comes e Damião, você vai poder entrar em contato com uma riqueza arquitetônica e cultural única. A ilha por si só oferece ótimas opções de lazer, praias tranquilas e estrutura de apoio para você ficar o dia inteiro por aqui.

Praia do Forte Orange

Forte Orange, no Litoral Norte de Pernambuco
Forte Orange, Itamaracá (Foto: Lucíola Correia, via Flickr)

Se quiser fazer um passeio de Catamarã, a Catamaran Tours fica bem pertinho da balsa, lado de Igarassu. O passeio que passa pela praia do Forte Orange e Ilha de Coroa do Avião custa R$ 70,00 por adulto, mas é comum ter promoções em época de baixa. Porém, saindo do Forte Orange é comum ter embarcações que façam a travessia até a Ilha de Coroa do Avião.

A praia recebe esse nome por conta do Forte Orange, considerado a maior fortaleza de pedra no nordeste brasileiro, No ano de 1938 o forte foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e preserva um pouco a história do país, da região e vários canhões e artefatos.

Bom lugar para estacionar na Praia do Forte Orange para inserir no seu GPS: -7.809937, -34.839852

Ilha de Coroa do Avião

Ilha de Coroa do Avião
Vista Ilha Coroa do Avião (Foto: João Lucio, via Flickr)

Para chegar até a esta pequena ilha você precisará partir de barco ou lancha da Praia do Forte Orange. Essa ilhota tem barracas que oferecem uma estrutura para os turistas curtirem despreocupados.

A praia dessa ilha conta com águas mansas e cristalinas, sendo um local ideal inclusive para passar o dia em família com as crianças na beira do mar e realizando atividades na areia. Outro ponto interesse é a questão ambiental, pois essa ilha é uma das paradas de diversas aves migratórias nas primeiras semanas de setembro.

Praia do Rio Âmbar

Praia do Rio Âmbar, no Litoral Norte de Pernambuco
Praia do Rio Âmbar, em Itamaracá (Foto: Recorte Google Street View)

Ainda em Itamaracá, é uma praia calma, que vale a pena dar uma passada e circular um pouco pela Avenida beira-mar, em areia. É uma região de excelentes casas, mas subvalorizada pela população local. Mas vale o passeio e algumas boas fotografias.

A praia conta com apenas 500 metros de extensão, ficando bastante deserta na maior parte do ano, recebendo apenas alguns moradores próximos e pescadores. Ela oferece uma faixa de areia clara, um mar calmo e formação de pequenas ondas quando venta.

Suas águas transparentes e calmaria tornam essa praia uma ótima opção para o banho e prática de esportes náuticos, como vela e caiaque.

Insira no seu GPS este ponto para você estacionar e tirar umas fotos: -7.767007, -34.830249

Praia do Sossego

Praia do Sossego, em Itamaracá
Rua do Sossego, na Praia do Sossego, em Itamaracá (Foto: Recorte Google Street View)

Chegamos em mais uma praia da região, a Praia do Sossego que, como o nome diz, é o destino ideal para relaxar. Essa inclusive é apontada por muitos visitantes como a melhor praia da Ilha de Itamaracá.

Essa opção oferece uma longa faixa de areia e um mar calmo de águas quentes, sendo uma atração com um perfil desértico, que atrai as pessoas que preferem o silêncio as praias mais movimentadas. Vale a pena conhecer e descansar.

Para chegar à praia do Sossego, adicione o seguinte local em seu GPS: -7.725918, -34.830259

Enseada dos Golfinhos

Enseada dos Golfinhos
Pôr do Sol na Enseada dos Golfinhos (Foto: Carlos Abreu, via Flickr)

No caminho até a o Pontal de Itamaracá, vale a pena fazer uma pausa para apreciar uma das praias mais tranquilas da Ilha. Com mar tranquilo com a maré baixa e pouco movimento, essa opção de praia possui casas, pousadas, e bares na orla, ideal para curtir com a à família.

Por ser mais calma e ter menos turistas, principalmente fora de temporada, é recomendado levar sua estrutura de apoio, como bebidas e lanches, caso queira.

Para chegar até a Enseada dos Golfinho, insira o seguinte ponto no seu GPS: -7.710611, -34.833998

Pontal de Itamaracá

Pontal de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco
Pontal de Itamaracá (Foto: Recorte Google Street View)

Para quem continua na viagem em busca de uma praia calma para aproveitar um dia tranquilo, chegamos ao Pontal de Itamaracá. Aqui você vai encontrar uma praia de pequena extensão, mas muito tranquila, limpa e com excelentes bares para almoço e lanche. Vale a pena a visita!

Um bom lugar para estacionar e apreciar a vista: -7.688435, -34.847566

Catuama

Praia de Catuama
Praia de Catuama (Foto: Usuário @edizinhah, via Flickr)

A poucos metros do Pontal de Itamaracá, você deverá retornar até a BR-101 e seguir pela PE-49. São 62km percorridos em 1 hora e 35 minutos até a praia de Catuama, localizada na cidade de Goiana, Pernambuco.

Uma boa dica para estacionar em Catuama e evitar muita confusão é começar deste ponto e seguir pela rua até achar uma vaga: -7.631353, -34.812134

Daqui também dá para ir caminhando pela areia até Ponta de Pedras, mas é um pouco distante para chegar sem carro até a Barra de Catuama.

Barra de Catuama

Barra de Catuama, Litoral Norte de Pernambuco
Barcos na Barra de Catuama (Foto: Karine Nascimento)

Essa opção costuma surpreender os turistas que decidem desbravar o litoral norte do Estado. Isso porque apresenta um cenário impecável, rodeados de ilhas com águas cristalinas, rica em manguezais e pela exuberância da natureza. Aqui você também encontra ótimos barzinhos a beira mar para provar alguns dos melhores petisco marítimos.

Croa da Baleia (Buraco Azul)

Um banco de areia próximo à praia já foi responsável por confundir muitas baleias, causando o encalhe de muitas. Esse banco de areia ficou conhecido como “Croa da Baleia”. Apesar da proximidade, não aconselhamos percorrer os 180 metros a nado. Na região existem restaurantes e até uma marina, onde é possível perguntar sobre barcos que estejam disponíveis para a travessia.

A praia de Barra de Catuama possui muitas casas e condomínios e ruas estreitas, que dificulta achar uma boa vaga e acesso à praia, mas você pode começar inserindo os pontos em seu GPS: -7.678121, -34.832821

Ponta de Pedras

Ponta de Pedras
Praia de Ponta de Pedras, Catuama, Goiana – PE (Foto: Agência Tigris)

Visitar o litoral norte de Pernambuco é se surpreender com cada nova praia. A tranquilidade, calmaria do mar e beleza das paisagens são de surpreender. Com Ponta de Pedras não seria diferente! Essa é uma das praias mais movimentadas de Goiana, mas isso não significa que você não vai conseguir aproveitar dias relaxantes por aqui.

Se nome se deve pelos diques naturais que ficam na beira da praia. Eles foram observados por navegantes portugueses numa expedição que veio vistoriar e marcar a posse das terras, na época colônia nos primeiros anos do século XVI. Hoje esses diques estão desgastados pela erosão dos ventos e mar, mas o cenário continua deslumbrante.

Vale visitar no seu trajeto! Se preferir ficar mais próximo da praia e caminhar um pouco menos, há vagas e restaurantes aqui: -7.629888, -34.809417

Praia de Tabatinga

Vista aérea da Praia de Tabatinga
Limite da praia de Ponta de Pedras e Praia de Tabatinga, ao fundo (Foto: Trecho de vídeo de Tacio Adventures – YouTube)

Para chegar em Tabatinga, você pode estacionar o carro nos limites de Ponta de Pedras (-7.612467, -34.813960) e ir andando pela praia por cerca de 750 metros. Como a chegada passa pela fazenda Tabatinga, não dá para garantir que o acesso estará liberado para não moradores, mas você poderá arriscar a entrada através da PE-49 (-7.610241, -34.825282).

Por ser um local bastante reservado, não há vendedores de bebida ou alimento, então recomendamos levar seu próprio lanche e trazer as embalagens de volta.

Marque o local exato da Praia de Tabatinga em seu GPS: -7.604431, -34.817722

Praia de Carne de Vaca: a última do litoral Norte de Pernambuco

Praia de Carne de Vaca, Litoral Norte de Pernambuco
Praia de Carne de Vaca (Foto: Recorte Google Street View)

Para quem vem pelo litoral Norte de Pernambuco, próximo da divisa com o estado da Paraíba por meio do rio Goiana, Carne de Vaca é a primeira praia do Estado. Na foz do rio você irá encontrar uma vasta área de areia, onde podem ser feitas belíssimas fotos.

Na lista de atividades para aproveitar Goiana do Trip Advisor, a Praia de Carne de Vaca figura em primeiro lugar como uma das melhores praias. Pelo encontro do rio com o mar, aqui se formam pequenas piscinas naturais quando está seca, ótima para crianças. Além disso, tem o riacho doce com águas cristalinas pra um belo mergulho.

Carne de Vaca e Recife estão separados por uma distância de cerca de 49.4 km linha reta. Um bom lugar em Praia de Carne de Vaca para inserir em seu GPS: -7.578781, -34.830975

Clique aqui e aproveite para conhecer todas as praias do litoral Norte de Pernambuco sem estresse! Para você não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.