Imagem: Folha-PE/ Via Portal MN1
Imagem: Folha-PE/ Via Portal MN1

Você já ouviu falar de Petrolândia? Essa cidadezinha pernambucana foi inundada depois da decisão de criar uma hidrelétrica no local, o que obrigou os moradores a irem para um novo lugar. Tudo o que restou da cidade ficou submerso… Bom, tudo não, quase tudo! A igreja matriz da antiga cidade (Igreja do Sagrado Coração de Jesus) ainda resiste, mesmo após se passarem quase três décadas do acontecido.

Petrolândia fica a 470 km de Recife e é hoje uma incrível opção de turismo para os amantes de mergulho. A antiga igreja é um ícone do local, atraindo viajantes de várias partes do estado, principalmente por ser a única construção que ainda fica aparente, mesmo após a inundação.

A descida para o mergulho tem aproximadamente 13 metros de profundidade e conta com visibilidade de até oito metros. Ver de perto o altar-mor, a escadaria, as janelas, os nichos onde ficavam as imagens e até a cruz feita de pedra incrustada na parede do antigo templo, é algo de emocionar. É possível observar ainda várias espécies de peixes.

Também é possível fazer o mergulho nos destroços da antiga cidade, onde é possível conhecer diversas construções, entre elas, uma fábrica e casinhas onde os cidadãos moravam.

Os que mergulham na antiga fábrica de doces – que costumava ser o maior prédio da cidade – e na estação ferroviária, podem conhecer de perto e sentir um pouco da história de centenas de pessoas que trabalharam e viveram ali.

Gostou da dica de hoje? Então, quando vier para Pernambuco e visitar Petrolândia, não esqueça de fazer o aluguel do seu carro com a Locar Brasil. Temos ótimos preços e diversas opções de veículos, confira clicando aqui.