O Parque de Dois Irmãos é chamado assim por causa dos irmãos Tomás e Antônio Lins Caldas, que ali moravam em 1577, época em que o local era um dos primeiros engenhos de cana de açúcar a serem fundados no Brasil. Desde o ano de sua estreia, em 1916, o parque já foi horto florestal, jardim zoobotânico e reserva ambiental. Hoje, é um misto de tudo isso e muito mais. Vem com a gente e conheça mais sobre esse zoológico pernambucano!
Atualmente o parque tem área de quase 385 hectares. Grande parte dos animais habita livremente na natureza e os visitantes podem ver um pouco disso em sua enorme reserva ambiental, que permite a prática de trilhas com instrutores todos os dias pelas manhãs. Cerca de 14 hectares são ocupados por um zoológico que abriga 120 espécies de animais entre mamíferos, aves, répteis e peixes. Cada tipo de animal tem uma área inteiramente dedicada a sua espécie, com placas informativas e dados importantes de preservação. Há em todo o local, diversas espécies de plantas e flores, além de um museu e um aquário, abertos para visitação. Conta ainda com parquinho infantil e uma praça de alimentação.
O parque é reconhecido por ser pioneiro na reprodução de animais em cativeiro. Também promove estudos na área de educação ambiental, incentivando as pessoas a manterem um contato consciente com a natureza.
O Parque Dois Irmãos fica aberto de terça a domingo, das 9h às 16h (com exceção dos meses de janeiro e julho durante os quais o Parque é aberto também às segundas-feiras). A entrada custa R$ 2,00 por pessoa e é gratuita para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e portadores de necessidades especiais.
Endereço: Praça Farias Neves, s/n, Dois Irmãos, Recife – PE. Fone: (81) 3184-7754.