O Palácio da Justiça de Pernambuco é um dos importantes exemplos de prédios históricos do Estado. Com construção data do ano de 1930, ele é o maior símbolo do poder judiciário por aqui e encanta também um grande número de turistas por sua imponência e estilo arquitetônico.
Está localizado em um dos pontos mais emblemáticos da capital pernambucana, o bairro de Santo Antônio, rodeado por outros prédios históricos como o Teatro de Santa Isabel e o Palácio do Campo das Princesas.
O terreno escolhido para construir a edificação não foi por acaso: o Conde Maurício de Nassau o havia selecionado para ser sede da colônia da Nova Holanda e após várias construções posteriormente se transformou na sede da justiça.
Os estilos que influenciaram a construção foram muitos: renascentista, Greco-romano e até mesmo o gótico, trazendo um efeito impressionante e majestoso para o tribunal de justiça, que é considerado eclético.
Sua fachada contém pinturas de Murillo La Greca e vitrais de Heinrich Moser. Outra curiosidade interessante é que o Palácio da Justiça de Pernambuco tem a cúpula mais alta do Brasil, com mais de 40 metros de altura.