O medo dos tubarões faz com que muitos turistas tenham medo de ir até a praia em Recife. Para você, que vai se hospedar por aqui, preparamos uma pequena lista sobre o que fazer na Praia de Boa Viagem em Recife. Dessa forma, você poderá aproveitar seu tempo na cidade e curtir mais a família, amigos ou parceiros.

Praia de Boa Viagem em Recife
Praia de Boa Viagem em recife – Se somarmos a praia do Pina, são quase 8km de orla para aproveitar.

O que fazer na praia de Boa Viagem?

A Praia de Boa Viagem tem oficialmente 7.8km de extensão, pois somamos isso à Praia do Pina. Entre o Parque Dona Lindu na região de Setúbal e as quadras de esporte no Pina, vamos separar aqui algumas dicas pra você.

Parque Dona Lindu

Parque Dona Lindu em Boa Viagem
O que fazer na praia de boa viagem: comece pelo Parque Dona Lindu (Foto: Agência Tigris)

Inaugurado em 2011, o projeto é do famoso arquiteto Oscar Niemeyer. O projeto inicial seria totalmente de concreto, mas os moradores da região pediram e as partes de trás e as laterais forem incrementadas com brinquedos para crianças, gramado com árvores, quadra poliesportiva e até um bowl para Skate Park.

Além da área externa, o local conta com um espaço para exposições e o Teatro Luiz Mendonça, que possui um palco móvel, permitindo a realização de shows externos e gratuitos ou em ambiente interno com espaço para 587 pessoas sentadas. Aqui também há um ponto de apoio ao turista.

Toda a orla de Boa Viagem possui estacionamento, mas na região é mais difícil encontrar vagas e muitos motoristas fazem fila dupla. O parque possui estacionamento próprio indo pela Av. Visconde de Jequitinhonha e entrando na Rua Setúbal.

Se quiser conhecer melhor o local, é só clicar aqui.

Localização: -8.141605, -34.903509
Estacionamento 1: -8.140509, -34.904134
Estacionamento 2: -8.141986, -34.904756

Ciclovia na orla de Boa Viagem

Ciclovia na Praia de Boa Viagem
Diversos pontos para retirada de bicicletas estão espalhados na orla de Boa Viagem (Foto: Google Street View)

Em toda extensão da praia as pessoas poderão andar de bicicleta em uma via exclusiva. Quem não tem bicicleta, não tem problema, o Itaú espalhou por toda a orla diversos pontos para retirada, através do aplicativo Tembici, do programa Bike Itaú. Veja como funciona neste link.

Se quiser opções de bicicletas infantis ou para a família, próximo ao Parque Dona Lindu existem diversas opções para aluguel particular e bicicletas e triciclos.

Parquinhos para as crianças

Parquinho na orla de Recife
Parquinho em frente ao Terceiro Jardim, em Boa Viagem. (Foto: Google Street View)

Se você deseja saber o que fazer na Praia de Boa Viagem com as crianças, existem 5 parquinhos em dois pontos da orla. Ambos ficam ao norte da praia, já no bairro do Pina.

O primeiro deles fica localizado em frente ao Terceiro Jardim e possui 2 parquinhos, com balanços, pontes, escorregos e gangorras. Os outros 3 parquinhos ficam de frente para o Primeiro Jardim.

Localização – Terceiro Jardim: -8.108557, -34.888433
Localização – Primeiro Jardim: -8.102086, -34.885471

Academias e atividades físicas

Segundo Jardim
O Segundo Jardim também possui um ponto de apoio aos turistas (Foto: Google Street View)

Enquanto as referências do Primeiro e do Terceiro Jardim são pontos para as crianças, o Segundo Jardim tem foco em quem gosta de fazer exercícios. Ao redor da praça, uma pista para corrida e caminhada, e em uma das extremidades uma academia, livre para uso do público e com orientadores durante a semana.

Em frente, uma área de “Academia da Saúde”, com atividades voltadas aos mais velhos, além de uma pista com diversos obstáculos, como rampas e escadas para quem quer se exercitar. Também dá para fazer uma parada e tirar uma foto junto ao nosso “ôxe!”

Ao longo da praia existem diversos pontos com equipamentos de musculação.

Pracinha de Boa Viagem

Pracinha de Boa Viagem
Parte da Igreja da Nossa Senhora da Boa Viagem bancas de vendedores (Foto: Google Street View)

Além de comprar aquela camiseta do tubarão, você ainda pode aproveitar para comprar lembrancinhas e saborear algumas comidas feitas na hora, como tapioca, cuscuz, acarajé e caldo-de-cana. Mas nem adianta chegar por aqui durante o dia. O horário é feito por cada vendedor, mas geralmente o espaço só começa a funcionar a partir das 18h e vai até 22h.

Aqui também tem a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, que dá nome ao bairro e à praia.

Bares e restaurantes em Boa Viagem

Seu Tito Praia
Seu Tito – Praia, é uma das boas opções em Boa Viagem (Foto: Divulgação/ Instagram Seu Tito Praia)

A Praia de Boa Viagem não possui uma grande gama de opções de bares e restaurantes em sua orla, como vemos em cidades vizinhas, como Maceió, João Pessoa ou Fortaleza. Mas se você procura o que fazer na Praia de Boa Viagem, podemos lhe indicar algumas opções:

  • Paranóia do Mar: Fica na Rua Prof. Augusto Lins e Silva. Não é tão perto da praia, mas vale a visita para comer bons pratos de peixe e camarão.
  • Don Lucchi: Fica na Rua Setúbal, perto do Parque Dona Lindu. Apesar de ser uma pizzaria, é uma opção ótima caso esteja por perto.
  • Ilha Sertaneja: Fica na Pracinha de Boa Viagem e possui excelentes bolinhos de bacalhau.
  • Chica Pitanga: Fica próximo à Pracinha de Boa Viagem, na Rua Petrolina. Um dos mais tradicionais de Recife. Até a última atualização deste post, estava passando por uma grande reforma, mas deve reabrir muito em breve.
  • Leme Restaurante: Fica no terraço do Hotel Jangadeiro. Aqui o pedido normalmente é pizza, mas tem outras opções e uma ótima vista.
  • Ilha da Kosta Boa Viagem: Fica ao lado da Padaria Boa Viagem. Aqui o forte são as massas, mas vale a pena pedir um Fettuccine de Camarões para 2 pessoas por R$ 80,00.
  • Ilha dos Navegantes: A poucos passos do Ilha da Kosta, tem como forte tira-gostos, mas vale pedir uma Peixada Pernambucana.
  • Restaurante Nabuco: Localizado na térreo do Radisson Recife conta com drinks, frutos do mar e sobremesas sofisticadas.
  • Seu Tito – Praia: Localizado no Segundo Jardim, é um espaço bem bacana e com excelentes opções de carnes e camarões. A ventilação natural do terraço é um atrativo a mais.
  • Entre Amigos Praia: Localizado na praia do Pina, é um dos poucos privilegiados da orla de Boa Viagem. Com cardápio exclusivo e excelentes opções de frutos do mar.
  • Tasquinha do Tio: Localizado no térreo do Edf. Oceania (onde foi gravado o filme Aquarius) é um restaurante com as mais deliciosas comidas portuguesas da cidade.

Esportes em Boa Viagem

Se você procura praticar esportes, além da bicicleta, a Praia do Pina conta com quadras de futebol, basquete, Skate Park e tênis. As áreas são para uso comum e mantidas pela prefeitura, então é difícil conseguir uma vaga para aproveitar, pois os moradores já costumam estar usando esses espaços. Mas se a vontade é grande, vale a tentativa de se enturmar.

Piscinas Naturais

Piscinas Naturais na Praia de Boa Viagem
Piscinas Naturais na Praia de Boa Viagem (Foto: Agência Tigris)

Se a sua preocupação são os tubarões, a Praia de Boa Viagem dispõe de áreas que podem ser usadas sem medo nos períodos de maré baixa, protegidas por recifes de corais, que formam piscinas naturais.

Os três principais pontos são:

  • Em frente ao Hotel Atlante Plaza: -8.136473, -34.901665
  • Em frente ao Hotel Grand Mercure: -8.125088, -34.897122
  • Em frente ao Hotel Jangadeiro: -8.117283, -34.893289

Há ainda um outro ponto, mas fica ao norte da Praia do Pina, já iniciando a Praia de Brasília Teimosa. A região não é muito acessada por turistas.

Curtir a praia na areia

guarda-sóis na praia do Pina
Guarda-sóis na praia do Pina

Como qualquer praia, sentar em uma cadeirinha, na sombra de um guarda-sol e aproveitar a praia é uma das melhores opções. O melhor de tudo: aqui existem regras sobre a posição dos guarda-sóis para não afetar a paisagem e ventilação, e as cadeiras não podem ser cobradas, mas pode ser vinculado ao consumo de alimentos e bebidas pelo proprietário.

Faça mais em Recife

Depois de descobrir o que fazer na Praia de Boa Viagem, aproveite mais da cidade. Clique aqui para fazer uma cotação e reserva, e fique mais a vontade para conhecer a cidade de Recife sem dor de cabeça! Para não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.