Uma marca dos tempos da invasão holandesa em um território completamente dominado por portugueses. O Museu da Cidade do Recife está no Forte das Cinco Pontas, construído pelos holandeses, em 1630, para servir de barreira estratégica aos inimigos ibéricos.
Passados mais de quatro séculos, a história tratou de manter a estrutura do forte que, apesar do nome, possui apenas quatro pontas (uma foi destruída em combate).
Atualmente, o aparelho cultural está com a exposição Capibaribe meu rio, que reúne fotografias do rio que corta o estado de Pernambuco e a capital, Recife. O acervo traz imagens resgatadas desde a década de 1940. Além das fotos, há mapas, poemas, áudios e curtas que põe o rio como protagonista. Visitantes podem percorrer os registros do Capibaribe até maio de 2016, gratuitamente.
Como mostra permanente, o museu oferece cerca de 150 mil imagens e peças vindas de casas e de uma antiga igreja, hoje demolida. O acervo iconográfico promete uma viagem sobre o passado urbano e social do Recife.
Para ir até o Museu da Cidade e o Forte das Cinco Pontas, siga até a Praça das Cinco Pontas, s/n, no Bairro de São José. O museu fica aberto de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. O acesso ao forte e às exposições é gratuito. Informações: 3355-3106.