Imagem: Museu da Abolição/Instituto Brasileiro de Museus
Imagem: Museu da Abolição/Instituto Brasileiro de Museus

O Museu da Abolição traz como missão a preservação e a divulgação de valores culturais e históricos dos afrodescendentes, além de peças e artefatos. É um dos únicos museus no Brasil a se dedicar completamente à essa parte da história, sendo uma referência de estudo da cultura afro-brasileira.

Antes de se tornar um museu, a bela casa em que são expostas as peças era um engenho de cana de açúcar, no século XVII. O local se tornou parte da resistência pernambucana quando os holandeses invadiram a capitania. Foi no século XIX que a propriedade foi parar nas mãos do Barão de Goiana, um abolicionista que esteve ligado à formulação da Lei Áurea e da Lei do Ventre Livre.

Atualmente o museu conta com 130 peças em seu acervo, além de uma estrutura com biblioteca, videoteca, laboratório de experimentação musical, sala de exposições e ludoteca para crianças, sendo uma ótima opção para um passeio em família.

O Museu da Abolição usa a nova museologia como princípio e, por isso, seus visitantes decidem o que querem ver nas exposições. Além disso, são promovidos debates e discussões com a comunidade.

Horário de visitação: segunda a sexta: 9h-18h e sábado: 14h-18h. Endereço: Rua Benfica, 1150, Recife, Pernambuco. Fone: (81) 3228-3248. Site: museudaabolicao.museus.gov.br.