(Foto: Sol Pulquério/PCR) Prefeitura do Recife
(Foto: Sol Pulquério/PCR) Prefeitura do Recife

Eis aí um local imperdível para quem deseja conhecer mais sobre a história e a cultura pernambucana. O Mercado de São José, no coração de Recife, possui diversos tipos de artesanatos, comidas e criações de artistas, vendedores e moradores locais, dando a qualquer visitante um gostinho do que é ser nordestino. Quando falamos que este é um local histórico, não é brincadeira! Inaugurado em 1875, o Mercado de São

José é conhecido por ser o primeiro mercado público feito no Brasil. Ele foi criado inspirado em um centro de vendas também público, que tinha o nome de Grenelle e ficava em Paris. A inspiração foi tão grande que até o material usado na construção, ferro, foi o mesmo. Com tudo isso ganhou outro título: o de primeiro edifício pré-fabricado em ferro no país.

Hoje em dia, o Mercado de São José é dividido em duas partes, o setor de artesanato e o de alimentos. No primeiro, mais voltado para o turismo, encontram-se diversas obras com grande valor cultural. Vão desde tecidos e roupas de renda, até brinquedos tradicionais do nordeste e objetos de decoração. No segundo, a principal atividade é a venda de carnes de boi, porco, frango, peixes e crustáceos a um preço popular.

Endereço: Praça Dom Vital, s/n – Bairro de São José. Aberto de segunda a sábado, das 06h às 18h e aos domingos, das 6h às 12h.