O Forte do Brum é uma importante construção erguida na capital pernambucana no século XVI e que até hoje ‘orna’ o bairro do Recife Antigo com sua exuberância e beleza. Foi criado numa região propícia, para proteção da cidade, visto que na época eram comuns os ataques feitos por piratas no porto.
Como o porto da cidade comercializava bens de grande valor na época, como o Pau-Brasil, açúcar e também algodão, os ataques eram bem comuns na época, daí a necessidade de um forte para proteção dos bens.
Entretanto, os portugueses não conseguiram conter um ataque ao forte feito pelos franceses que durou pouco mais de um mês. Anos mais tarde, foi a vez dos holandeses tomarem o forte que estava sendo reconstruído.
Um dos comandantes holandeses, chamado Diederik van Waerdemburch, decidiu dar prosseguimento às reformas e equipou o local com diversos canhões de maior potência. Quando os holandeses foram finalmente expulsos da capital pernambucana, foi novamente reformado e dessa vez com uma capela em sua área.
Hoje em dia abriga um museu militar em suas dependências e foi tombado pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Horário de funcionamento: Segunda a sexta de 9:30h às 16h | Sábados e domingos de 14h às 17h. Telefone: (81) 3224-7559