Não nos leve a mal: Recife é um destino incrível, com atividades divertidas e interessantes para todos os dias que você puder aproveitar. Mas nem sempre temos o tempo para que você conheça Recife minuciosamente.

Conheça Recife em 1 dia
Foto: Bruno Lima

Por isso, para quem está chegando agora ou está indo embora em poucos dias e não tem muito tempo para conhecer Recife, decidimos preparar um roteiro valioso para te ajudar a realizar um tour dos pontos mais importantes da cidade.

E não é apenas o nosso blog que a Veneza Brasileira inspira. Recentemente, o The New York Times, famoso jornal norte-americano, também publicou uma lista dos principais atrativos para aproveitar Recife em 36 horas.

Tem uma conexão mais longa no aeroporto e quer aproveitar o tempo da melhor forma? Quer entender como a capital pernambucana, com sua beleza e variedade turística e gastronômica, pode te oferecer um roteiro incrível mesmo que você tenha apenas 1 dia para aproveitar? Continue lendo!

Conheça Recife: primeiros destinos turísticos para quem tem pouco tempo

Para começar o seu roteiro de 1 dia por Recife, sugerimos que você siga para o centro, onde tudo começa: o Marco Zero. Toda cidade brasileira tem este marco, mas nem todos são considerados pontos turísticos, como acontece na nossa cidade.

No Centro da cidade você encontra ótimas opções para passar a manhã: os Armazéns do Porto, o Centro de Artesanato, o Paço do Frevo, a Caixa Cultural, a Casa da Cultura e, se der tempo, ainda dá para encaixar um Passeio de Catamarã.

Todos esses atrativos turísticos carregam um pedacinho da cidade e vão te deixar ainda mais próximo da nossa cultura. O bom é que todos eles ficam bem próximos um do outro, sendo possível fazer num mesmo período, sem precisar se locomover muito. Conheça Recife e fique de olho no horário de funcionamento de cada um:

Armazéns do Porto: complexo de entretenimento e gastronomia localizado nos Armazéns 12 e 13 do Porto do Recife.
Segunda a quarta-feira: das 10h às 12h
Quinta-feira: das 10h às 00h
Sexta-feira e Sábado: das 10h às 3h
Domingos: das 10h às 22h

Centro de Artesanato: oferece uma variedade de itens feitos por artistas pernambucanos, como tecidos, cerâmica e estátuas de madeira.
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n
Segunda a sábado: 8h às 19h
Domingo: das 9h às 16h

Paço do Frevo: espaço cultural dedicado à difusão, pesquisa, lazer e formação nas áreas da dança e música do frevo.
Endereço: R. da Guia, s.n.
Segunda-feira: fechado
Terça a sexta-feira: 9h às 16h30
Sábados e domingos: 14h às 17h30

Caixa Cultural: programa da Caixa Econômica Federal que funciona como centro cultural em sete capitais do Brasil, entregando exposição e amostras de arte e cultura.
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, 505 – Recife
Segunda-feira: fechado
Terça-feira à sábado: 10h às 20h
Domingos: 10h às 17h

Casa da Cultura: centro de comercialização de artesanato que funciona no edifício histórico da antiga Casa de Detenção.
Endereço: R. Floriano Peixoto – São José
Segunda a sexta-feira: 9h às 19h
Sábados: 9h às 18h
Domingos: 9h às 14h

Sobrou um tempo pela manhã e quer conhecer o centro de Recife sob uma nova perspectiva? Tente pelas águas! Confira se é possível programar um passeio de Catamarã. No Cais de Santa Rita você encontra o restaurante Catamarã, que é uma ótima opção para almoço e onde você pode programar o seu passeio.

Mas não se preocupe, opções gastronômicas não faltam no centro da cidade. Outro lugar legal e bem próximo são os armazéns, que tem ótimas opções também para jantar, caso decida voltar mais tarde. Vale a pena conferir os bares e restaurantes, ótimos para compartilhar uma boa refeição ou drink com os amigos.

Conheça Recife: uma tarde pela Zona Sul da cidade

Se você passar a manhã no centro da cidade, fica livre para conhecer as diferentes áreas do Recife no resto do seu dia. Nossa dica? Confira as praias e opções de gastronomia e entretenimento na Zona Sul, como nos bairros de Boa Viagem e Piedade.

Em Boa Viagem você pode visitar o parque Dona Lindu, a praia de Boa Viagem e Praia do Pina. Ainda está com fome? Este bairro também tem ótimos restaurantes, seja para um almoço tardio ou para jantar após aproveitar a tarde toda na cidade.

A parte boa é que as praias e o parque não têm horário de funcionamento, então você pode aproveitar nos momentos que achar interessante. No parque você pode passear ou fazer um exercício, conferir o ParCão com seu pet, brincar com seu filho ou conferir a exposição em exibição na Galeria Janete Costa.

Se sobrar um tempinho, estique seu roteiro até Olinda

Não que ainda não existam vários lugares para conferir em Recife, mas se você só tem poucas horas, vale a pena esticar o seu roteiro para Olinda e conferir alguns dos outros pontos turísticos. Por isso, indicamos que reserve o final da tarde para visitar o Alto da Sé, em Olinda.

Para chegar à cidade, se dirija ao centro-histórico de Olinda, já conferindo um dos cartões postais: a Praça do Carmo. Alguns pontos turísticos para incluir no seu roteiro de fim de tarde por Olinda são: a Igreja do Carmo, Igreja de São Salvador do Mundo (no Alto da Sé), Mosteiro de São Bento, Ladeira e Igreja da Misericórdia.

Vale lembrar que, dependendo de quanto tempo você passe em cada ponto do nosso roteiro, talvez não consiga visitar tudo que falamos por aqui. Não se preocupe! Recife estará te aguardando uma próxima visita (e esperamos que da próxima vez ela seja mais longa!).

Gostou das nossas dicas? Tem outro ponto turístico que recomendaria para quem tem apenas algumas horas para conhecer as melhores partes da nossa cidade? Comente aqui abaixo e compartilhe sua experiência para ajudar outras pessoas a conhecerem Recife.

Clique aqui e aproveite para alugar o seu carro e ficar a vontade para conhecer a cidade de Recife rapidinho e sem estresse! E para não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.