O Mestre Vitalino foi um importante artesão e escultor de barro que começou a fazer as peças que no futuro seriam sua marca registrada, quando ainda era uma criança.
Com 8 anos já usava o barro para fazer seus brinquedos e modelar boizinhos que ele mesmo vendia na feira local. Em 1947 ficou famoso no sul do Brasil quando foi convidado pelo artista plástico Augusto Rodrigues, para participar de uma exposição de arte no Rio de Janeiro. Desde então seu trabalho passou a ser reconhecido e estudado como importante representante da arte popular do nordeste.
Na casa-museu que leva seu nome, é possível conhecer de perto onde as históricas peças de barro eram produzidas e um pouco de sua intimidade. O local preserva o forno onde Mestre Vitalino preparava as pequenas esculturas e também mostra seu quarto que era muito simples.
A visita é emocionante e pode ser registrada em fotos. No museu há uma lojinha onde os visitantes podem adquirir as peças de barro que agora são produzidas pelo seu filho Severino Vitalino e netos Emanuela e Elias Vitalino.
A Casa-Museu Mestre Vitalino fica no Alto do Moura, local icônico da cidade de Caruaru. A entrada é simbólica e custa apenas R$ 1,00.
Endereço: Leão Dourado, nº 447, Alto do Moura – Caruaru – PE. Horário de funcionamento: Segunda a Sábado das 8h-12h e das 14h-17h| Domingos das 9h-17h.