Quando o assunto é Carnaval, o mundo todo sabe que Recife tem uma relação muito antiga e próxima com essa data. Que é, acima de tudo, uma das maiores festas do ano para o Nordeste. Está planejando visitar a cidade neste período de festas? Venha aprender um pouco mais sobre a história do Carnaval de Recife e descubra como aproveitar ao máximo!
A História do Carnaval de Recife
O Carnaval começa no nosso país muitos anos atrás. Festejos trazidos pelos portugueses que, na época, os chamavam de entrudo. Costumava ser uma brincadeira violenta, onde os foliões lançavam farinha, tinturas e até água suja. Mas, após sua proibição, as batalhas passaram a usar confete e serpentina, como conhecemos hoje.
No Recife essa história passa também pela Festa de Reis. Realizadas no fim do século XVII por organizações denominadas de Companhias. Elas eram formadas, em sua maioria, por pessoas de raça negra, podendo ser ou não escravos. Que, então, suspendiam seus trabalhos e comemoravam o dia dos Santos Reis.
Depois disso, no século XVIII, surgiu o Maracatu Nação. Chamado, então, de Maracatu de baque virado, que encenava a coroação do Rei Negro, o Rei do Congo. A coroação era realizada na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja do Rosário dos Pretos. E perpetua durante os dias de hoje, como parte da história do Carnaval na nossa cidade.
No entanto, foi apenas após a abolição da escravatura que começaram a surgir as famosas agremiações carnavalescas. Elas então se basearam nos maracatus e nos festejos dos Reis Magos. Posteriormente, no século XX, o Recife já contava com diversas sociedades carnavalescas e recreativas. Entre elas, por exemplo, os clubes Clube Internacional do Recife e o Clube Português do Recife (que costumava se chamar Tuna Portuguesa), além da Recreativa Juventude.
O Frevo e o Maracatu no Carnaval de Recife
Tradicionais da nossa história, o frevo e maracatu são ritmos e danças típicas do Carnaval de Recife. O frevo, nascido em Pernambuco no final do século XIX, pode ser considerado uma fusão de gêneros. Que, portanto, se baseia na mistura da marcha, maxixe, dobrado e polca, tendo, certamente, também, grande influência da capoeira na dança.
Frevo
Como o nome mesmo diz, a origem do frevo vem do termo “ferver”, “frever”. Que, posteriormente, passou a designar efervescência, agitação, rebuliço, apertão nas reuniões populares e no seu vai e vem em direções opostas, como acontece no Carnaval de Recife. O frevo é, em suma, caracterizado pelo seu ritmo bastante acelerado.
Sob a designação “Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval de Recife” o frevo foi declaro em 2012 como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela UNESCO. Além disso também é possível visitar o Museu no Frevo no Recife, que já falamos aqui no blog (link: https://alugueldecarrosrecife.com.br/blog/paco-do-frevo/), e que conta um pouco mais da história deste ritmo e dança e seu papel na história do Recife e do nosso Carnaval.
Maracatu
Já o Maracatu faz parte do folclore brasileiro. Em cortejo, o principal tipo de maracatu, o maracatu nação, é conduzido por bonecas negras chamadas de calungas. Elas são geralmente feitas de madeira e bem vestidas. Então, essas bonecas são carregadas pelas damas do paço e, apesar da presença do rei e da rainha, são elas as personagens mais importantes. Acima de tudo, porque reproduzem a coroação dos reis do Congo.
O maracatu nação tem origem afro e surgiu aqui no estado de Pernambuco, pelo século XVIII. Certamente é uma forma de manter viva a tradição da coroação do rei do congo após o fim da escravatura e teve seu surgimento incentivado pelos colonizadores.
Há mais de um tipo de maracatu. Em primeiro lugar, o maracatu nação e, em segundo lugar, o maracatu rural ou de baque. Ambos, no entanto, são acompanhados durante o período de Carnaval de Recife, com cortejos de 30 a 50 componentes. Vale a pena conferir a programação da festa para acompanhar as apresentações.
A programação do Carnaval de Recife 2020
O tema escolhido para ser celebrado nesta edição do Carnaval do Recife foi “O universo do circo, a criança e a cultura popular”, que busca resgatar as tradições populares do nosso povo, trazendo um brilho especial para as decorações e atrações.
O Carnaval de Recife 2020 terá sua abertura realizada no dia 21 de fevereiro, sexta-feira, no Recife Antigo (Polo Marco Zero). Nesta edição, serão mais de 2,7 mil apresentações em 46 polos, um a mais que o ano passado. Além disso, este ano a prefeitura organizou uma noite inteira comandada por mulheres.
A noite de abertura, como sempre, é um espetáculo a parte, com uma programação que agrega os diferente ritmos e tradições para dar as boas-vindas a maior festa do ano. Este ano estão programados para a abertura: um cortejo circense pelas ruas do Bairro do Recife e grupo de músicos, dançarinos e artistas circenses para celebrar o imaginário popular, incluindo apresentações de caboclinho, cavalo-marinho e maracatu rural.
A programação completa do Carnaval de Recife e também de outros polos espalhados pela Região Metropolitana você pode acompanhar no site Carnaval Recife (link: https://site.carnavalrecife.com/programacao-2020/). As festas particulares e camarotes também podem ser encontrados no site da Ingresso Prime (link: https://www.ingressoprime.com/), onde é possível acompanhar o Carnaval da cidade de diferentes formas.
Aproveite a visita ao Recife nesta que é considerada a melhor época do ano, não esqueça da segurança e bom Carnaval!
Já alugou o seu carro para conhecer o carnaval de Recife? Clique aqui e solicite agora a sua reserva. E para não perder nenhuma dica, siga o nosso Instagram e Facebook.