Uma cidade construída ao redor de seus templos religiosos, e conhecida por ter o Carnaval mais animado do Mundo, lar dos Bonecos Gigantes. Preparamos um guia rápido com as 7 principais igrejas de Olinda que não podem faltar no seu roteiro em Pernambuco. Para usar em qualquer época do ano, até mesmo em fevereiro.

Basílica e Mosteiro de São Bento em Olinda
Uma das mais belas igrejas de Olinda: Basílica e Mosteiro de São Bento

1. Igreja de São Sebastião em Olinda

Igreja de São Sebastião
Igreja de São Sebastião em Olinda (Foto: Divulgação – Prefeitura de Olinda/Passarinho)

Construída em 1686, após uma epidemia de cólera que atingiu diversas cidades no Brasil, incluindo esta. Essa igreja de Olinda foi erguida em homenagem à São Sebastião, por diversas graças alcançadas nesse período.

A construção possui uma torre sineira, sua fachada tem apenas uma porta e duas janelas de gradil de ferro. O altar foi trazido de Portugal no Século XVIII. E a construção ainda conserva traços do estilo rococó, com vários jazidos de famílias tradicionais de Olinda em sua torre de paredes grossas.

Localização: Rua XV de Novembro, s/n – Varadouro.
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/U2MNVK4Z94BvPpDS7
Visitação: sábado, das 15h às 18h.
Missas: sábado, às 17h.

2. Paróquia do Carmo

Paróquia do Carmo em Olinda
Igreja da Paróquia do Carmo em Olinda (Foto: Divulgação – Prefeitura de Olinda/Jan Ribeiro)

A Igreja do Carmo foi recentemente reformada (2012), mas a sua construção data de 1580, como a Capela de Santo Antônio e São Gonçalo. 1 ano depois ela começou a ser ampliada, dando espaço para novas instalações para a mais antiga Ordem dos Carmelitas das Américas. As tropas holandesas removeram o maior sino da cidade, que ficava na igreja, em 1630 e obrigaram os frades a abandonarem a igreja e o convento, que já estava em construção.

A igreja foi reconstruída em 1720 pelos portugueses, que utilizaram a arquitetura padrão da época, a barroca. Existem diversos quadros a óleo sobre madeira, pintados pelos frades.

Localização: Praça do Carmo, s/n – Carmo.
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/mv9a5Y6jBY1bb3Ji6
Visitação: terça a sábado, das 9h às 17h.
Informações: (81) 3494-7573

3. Basílica e Mosteiro de São Bento

Basílica e Mosteiro de São Bento
Basílica e Mosteiro de São Bento em Olinda

Com sua construção iniciada em 1586, essa igreja de Olinda é a segunda instalação beneditina do Brasil. Ela foi destruída pelos holandesas, com obras de reconstrução iniciadas em 1654 e finalizadas em 1759. Foi a primeira Escola de Direito do Brasil, fundada em 1811.

Possui um lavatório de pedra e vários quadros a óleo. No coro, o Cristo Crucificado, em tamanho natural, chama a atenção. O altar-mor é feito em madeira revestida em ouro, com influência barroca, neoclássico e rococó.

Localização: Rua de São Bento, s/n – Varadouro.
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/Vnh55fvVjLuJW9FY7
Visitação: todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.
Missas: todos os dias, de 6h30; domingo, canto gregoriano às 10h.
Informações: (81) 3429-3288

4. Igreja e Convento de São Francisco em Olinda

Convento de São Francisco em Olinda
Área interna do Convento de São Francisco em Olinda (Foto: Divulgação – Prefeitura de Olinda/Passarinho)

O primeiro convento franciscano do Brasil foi construído em 1585, com projeto do frei Francisco dos Santos. Esse conjunto é formato pela Capela de São Roque, Capela de Santana e Igreja de Nossa Senhora das Neves.

O teto contém um rico trabalho de talha em madeira, com pinturas do século XVIII. Em 1631, assim como fizeram em outras igrejas de Olinda, os holandeses incendiaram o local, mas sua capela-mor ainda é parte da igreja primitiva. Em frente ao convento, um grande cruzeiro em pedras retiradas dos arrecifes. Em 1831, foi instalada no local a primeira biblioteca pública de Pernambuco.

Localização: Rua de São Francisco, 280 – Carmo
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/MFnvpNQke9ds2gtP6
Visitação: de segunda a sábado, de 9h às 12h30 e das 14h às 17h30.
Entrada: R$ 3,00 por pessoa.
Missas: terça-feira, às 19h, sábado, às 17h, e domingo, às 8h.
Informações: (81) 3429-0517

5. Igreja de Nossa Senhora do Desterro e Convento de Santa Tereza

Igreja e Convento de Santa Tereza em Olinda
Igreja e Convento de Santa Tereza em Olinda (Foto: Divulgação – Prefeitura de Olinda/Passarinho)

Construída no século XVII, essa igreja de Olinda foi erguida depois da vitória contra os holandeses em 1645, pelo general João Fernandes Vieira. A construção do convento foi iniciada depois da chegada das Carmelitas Descalças.

A Igreja de Nossa Senhora do Desterro possui os estilos arquitetônicos Maneirista e Barroco, com altares contendo talhas douradas com imagens de santeiros pernambucanos dos séculos XVI e XVII.

Localização: Avenida Olinda, 570 – Santa Tereza.
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/dz7pbhici5By7k7R9
Visitação: de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h.
Missas: domingo, às 8h.
Informações: (81) 3429-3686

6. Igreja de São Salvador do Mundo (Igreja da Sé)

Igreja da Sé em Olinda
Igreja de São Salvador do Mundo, mais conhecida como Igreja da Sé, em Olinda (Foto: Divulgação – Prefeitura de Olinda/Jan Ribeiro)

Uma das primeiras igrejas de Olinda, erguida por Duarte Coelho, o local abrigava uma pequena capela de taipa. O local era um ponto estratégico contra os inimigos. A construção da Igreja Matriz veio sob a invocação do Nosso Senhor Salvador do Mundo, em 1548, com uma reforma em 1584.

Foi incendiada pelos holandeses e reconstruída em 1669, em estilo gótico. Em 1676 foi elevada a categoria de Catedral, com a mudança da designação de Olinda, passando de vila para cidade. A restauração mais recente ocorreu em 1983, mas antes disso ela passou por várias reformas. Uma delas se deu em 1713, com a construção da segunda torre. No local encontra-se o túmulo do arcebispo emérito de Recife e Olinda, Dom Hélder Câmara.

Localização: Alto da Sé, s/n.
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/2JPTTJnH7L9ugsJ3A
Visitação: todos os dias, das 9h às 17h.
Informações: (81) 3271-4270

7. Igreja da Misericórdia em Olinda

Igreja da Misericórdia
Igreja da Misericórdia em Olinda (Foto: Divulgação – Prefeitura de Olinda/Passarinho)

Construída em 1540, essa é mais uma das igrejas de Olinda construídas no começo do sécuo século XVI. Inicialmente Igreja de Nossa Senhora da Luz, do antigo Hospital da Santa casa de Misericórdia de Olinda, foi saqueada pelos holandeses em 1630 e incendiada em 1631. Foi reconstruída em 1654 com estilo barroco.

O púlpito é de talha dourada, assim como o forro, onde estão pintados painéis. Um desses painéis com a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, que dá nome à Igreja. O antigo hospital foi demolido e dado lugar ao colégio das freiras, das Monjas da Ordem Beneditina.

Localização: Rua Bispo Coutinho, s/n, Alta da Sé
Link do Google Maps: https://goo.gl/maps/yMbfcTLtJuQqMbXe9
Visitação: fechada para reformas. A Prefeitura de Olinda não divulgou informações sobre previsão de finalização até a última atualização deste post.

Alugue um carro e siga mais dicas

Clique aqui e solicite uma cotação de aluguel de carros e conheça todas as igrejas de Pernambuco com total liberdade para seu roteiro e seus horários! Para você não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.

As informações deste post foram retiradas do site da prefeitura de Olinda.