Você é daquelas pessoas que gostam de “turistar” no próprio estado ou busca dicas de lugares legais, onde é possível conhecer lindos lugares que contam sua história? Então este texto foi feito para você! A dica de turismo e destinos para conhecer no Nordeste de hoje são: os engenhos de Pernambuco.

Engenhos de Pernambuco - Poço Comprido
Engenho de Poço Comprido, no Vale do Siriji. Foto: Reprodução – Museu Comunitário de Poço Comprido

Engenhos de Pernambuco

Se você já se aventurou em uma dessas aventuras, é possível que tenha encontrado algumas dificuldades ao longo do caminho e também tenha boas histórias para contar. Então: porque visitar engenhos em Pernambuco? O que podemos encontrar por lá que tornam essa dica tão interessante para quem está passeando ou já mora pelo Estado?

Historicamente falando, se você gosta ou sente curiosidade por conhecer engenhos, Pernambuco é um lugar perfeito para isso. Pernambuco já foi lar de centenas de engenhos. Hoje em dia, ninguém sabe ao certo o número de engenhos de cana-de-açúcar existentes, a maioria acabou sendo fechada e/ou abandonada. Já outros são de acesso difícil, ou até pouco conhecidos pela população geral.

Para ajudar a disseminar o conhecimento dessas estruturas que carregam história e arquitetura ao longo dos séculos, fizemos uma lista com alguns dos principais engenhos de Pernambuco e porque eles merecem a sua visita. Vamos lá?

1. Engenho São João (Casa de Ferro dos Brennand, na Várzea, Recife)

O primeiro engenho da nossa lista é o Engenho São João, mas você pode conhecê-lo como a Casa de Ferro dos Brennand, que fica na Várzea, Recife. O engenho São João Baptista foi fundado por Luís Ramires, no fim do século XVI.

Como grandes cultivadores de cana, este engenho teve muita importância econômica na região. Apenas em 1623 o engenho produziu 4.019 arrobas de açúcar, tendo sua produção transportada por pequenas embarcações ao longo do rio Capibaribe até o porto do Recife. A construção, que já foi avaliada em 50.000 florins, sofreu dois incêndios: um em 1634, por tropas luso-brasileiras durante a ocupação holandesa, e outro em 1636, por tropas holandesas.

Foi apenas em 1917 que foi fundada a Cerâmica São João, por Ricardo Brennand, que recebeu o terreno e construções como herança. Desativada em 1945, foi reconstruída em 1971 pelo seu filho, o artista plástico Francisco Brennand, que transformou o local em Oficina Cerâmica. Foi também nos anos 1990 que as fábricas de cimento, que se instalaram com o fim da produção de açúcar e álcool, foram vendidas para dar lugar ao Instituto Ricardo Brennand (IRB), sociedade sem fins lucrativos.

2. Engenho Monjope (Igarassu)

Dentre todos os engenhos desta lista, este talvez seja aquele com maior valor histórico, pois ainda existem os edifícios característicos de um engenho: casa-grande, capela, senzala, moita e a casa do capitão-do-mato. Hoje outras construções integram o seu acervo imobiliário: a guarita de acesso e os sanitários, ambos construídos nas décadas de 60 e 70, e uma casa de morar, construção reformada de uma primitiva construção do século XX.

No ano de 1986 a FUNDARPE iniciou o processo de tombamento das terras do Engenho Monjope, buscando preservar este patrimônio cultural e sua reutilização, e desde 2000 é propriedade do Estado de Pernambuco. Para chegar nesse pedaço de história ainda vivo no presente é pego o acesso através da BR 101, sentido Goiana-Recife, seguindo pela estrada do Monjope.

3. Engenho Gaipió (Ipojuca)

Este entra na lista dos engenhos praticamente “abandonados” e em esquecimento. Poucos prédios da sua estrutura continuam de pé e muitos visitantes encontram dificuldade em apreciar seu espaço. O casarão de 1863 apresenta exposição de mobílias, imagens, louças, cristais e objetos de decoração originais.

O Engenho Gaipió está localizado no município de Ipojuca, a 58km de Recife e 15km de Escada. Para chegar lá, recomenda-se pegar a PE-060 e seguir para o Km 17.

4. Engenho São Pedro (Triunfo – ainda em atividade)

Você sabia que Triunfo, endereço do quarto engenho da nossa lista, é conhecida como a “capital da rapadura” e tem mais de 50 engenhos produzindo 1.500 toneladas de rapadura por ano? Se você quer conhecer um pouco desta história vale a pena saber que um dos mais famosos é o Engenho São Pedro.

Construído no início do século XX, este engenho fica localizado a menos de um quilômetro do centro da cidade e oferece aos visitantes uma experiência típica da zona rural, passando pelos processos de moagem da cana-de-açúcar, produção da cachaça de alambique, do licor de cana-de-açúcar e da rapadura.

Aqui, a produção da cana-de-açúcar não leva agrotóxicos e sua cachaça foi a primeira do país a receber a Certificação de Conformidade do INMETRO. A visita pode ser feita em qualquer dia da semana e não necessita de agendamento prévio, mas vale lembrar que encerra às 16h30.

5. Engenho Uruaé (Goiana)

Mais um na lista de engenhos de Pernambuco, o Engenho Uruaé fica localizado a apenas alguns quilômetros do centro da cidade de Goiana e carrega histórias do período colonial do Brasil e da produção de cana-de-açúcar. Este importante conjunto arquitetônico do século XVII oferece museu com móveis e objetos da época do descobrimento, formado por casa-grande, senzala e capela.

6. Engenho Jundiá (Vicência)

Chegando em Vicência, você não pode perder de visitar o Engenho Jundiá, propriedade de 1750 e engenho de 1817. A história não poderia ficar de fora desta visita: a casa de purgar preserva a arquitetura original, além dos equipamentos para a fabricação do açúcar, e o terreno tem na sua entrada um pé de Sapucaia de aproximadamente 400 anos.

O engenho tem um museu com mais de 120 anos de história através de registros de fotos, móveis e objetos. Uma curiosidade sobre o local é que a capela de Nossa Senhora da Conceição é de 1905, mas na década de 1930 foi parcialmente destruída por um raio e precisou ser reconstruída.

7. Engenho de Poço Comprido (Vicência)

Chegamos ao último engenho da nossa lista, o Engenho Poço Comprido, em Vicência, na Zona da Mata Norte, uma construção do século 18 com casa-grande, capela e fábrica. Além de ser o único do período de pé e original, é também o único engenho de Pernambuco com proteção federal, e atualmente tem sua estrutura recuperada para o funcionamento de um museu que conta um pouco da sua história, fortemente contada pela arquitetura.

Faça o seu aluguel de carro em Recife para conhecer os Engenhos de Pernambuco

Estes são apenas alguns dos engenhos mais famosos do estado, mas já trazem passeios bem interessantes e muita cultura e história sobre Pernambuco. Já visitou algum deles? Quer dicas de outros destinos interessantes? Comenta aqui!

Garanta o seu aluguel de carro para conhecer todos os destinos de Pernambuco com máximo conforto. Clique aqui e solicite agora a sua reserva. E para não perder nenhuma dica, siga o nosso Instagram e Facebook.

Boa viagem!