Visitar a Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre é uma ótima ideia de passeio para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a vida e os costumes do escritor e sociólogo Pernambucano. O local tem todos os seus itens preservados e promete levar os visitantes a uma viagem no tempo, para que eles se sintam junto de Freyre e sua esposa.
A ideia de transformar a casa em museu surgiu alguns anos antes de Freyre morrer. Sua ideia era fazer do ambiente uma fundação que refletisse a essência de sua vida através de objetos pessoais, livros, quadros mobílias e outros materiais.
O local foi inteiramente decorado por Gilberto Freyre, que comprou todos os móveis em antiquários. Logo que se entra no antigo casarão, dá para perceber que cada um dos cômodos é recheado de história. Centenas de livros marcam presença na famosa biblioteca onde o sociólogo escrevia, entre eles, uma edição rara de Os Lusíadas, feita em prata.
A imersão dos visitantes no ambiente é tão grande que na visita você vai poder ver a poltrona onde ele se sentava para criar suas obras, coleções inusitadas do autor como a de gravatas estampadas e de bengalas e até o ultimo sabonete que ele usou antes de morrer.
A Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre funciona de segunda a sexta das 9:00h às 16:30h. Endereço: Rua Dois Irmãos, 320 – Apipucos, Recife – PE. Telefone para contato: (81) 3441-3348.