A Tocha da Copa do México, de 1968, a camisa usada por Adhemar Ferreira da Silva – primeiro bicampeão em olimpíadas pelo Brasil – em vitória pelo país, uma folha de Louro de Ouro, representando a premiação dada a atletas em jogos antigos. Essas raridades e cerca de outros mil artefatos esportivos fazem parte da maior coleção privada a nível mundial de objetos esportivos e integra a mostra Esporte movimento, na Caixa Cultural do Recife, até o dia 24 de outubro.
Gratuita, outros destaques da exposição são uma medalha de papel, elaborada em um campo de concentração na Segunda Guerra Mundial para condecorar prisioneiros, um elmo que simboliza os esportes da Idade Média e um fragmento de calcário feito no Antigo Egito e datado de 2125 a.C. Os troféus, tochas, moedas, fotografias e vídeos foram cedidos pelo colecionador Roberto Gesta de Melo.
A Caixa Cultural foi inaugura em 2012 em um histórico prédio do Recife Antigo e conta ainda com teatro e exposições temporárias.
Alugue um carro na Locar Brasil, referência em locação de veículo no Recife, e vá de automóvel à Caixa Cultural, que fica na Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife. Para mais informações sobre a exposição Esporte movimento: (81) 3425-1900.