Voltamos próximo ao final de semana para te trazer mais uma dica de turismo quentinha para aproveitar ao máximo os dias de folga, com tranquilidade e diversas opções de lazer, gastronomia, turismo e entretenimento. Quer conferir os principais mercados de Recife? Se liga neste artigo!
Motivos para visitar os mercados públicos do Recife
Para começar, os mercados públicos são um festival de cheiros, sabores e cores, oferecendo tudo que a cidade tem de oferecer de mais diferente, saboroso e curioso. É o mundo do a granel, dos produtos típicos e do “ao gosto do cliente”.
Se você é fã de conhecer um pouco mais da cultura, história, gastronomia e características particulares de cada canto que visita, não pode deixar de visitar os mercados que, em cada cidade, representam em suas bancas e vendedores a melhor parte da região.
Precisa fazer uma parada para um lanche e voltar para o seu roteiro? Colocando uma pausa em um mercado público que tiver pelo seu caminho é garantia de sabor em cada banca. Você escolhe o que gostaria de comer e aproveitar sabores que só encontra aqui!
Além de tudo isso, os mercados públicos são gratuitos, aceitam todo mundo e tem produtos, artesanato, alimentos e coisas típicas da região oferecidos por todos os valores, desde o tempero baratinho até uma peça artesanal e exclusiva que vai de acordo com o artesão.
Te convencemos? Esperamos que sim! Agora que você sabe alguns dos motivos que trazem tantos turistas aos mercados de Recife todos os anos, vamos trazer uma lista completa com todas as opções que você tem, suas localizações e principais produtos.
Os mercados de Recife
#1 Mercados da Boa Vista
O Mercado da Boa Vista é um dos mais antigos mercados de Recife. Atualmente possui 63 boxes que comercializam produtos variados, como cereais, verduras, frutas e legumes, carnes, aves e frios. Para os que procuram o mercado para fazer um lanche, beber algo e passar o tempo, são oferecidos nove bares, que servem comida regional no café da manhã, almoço e jantar.
Se um dia estiver passando por lá e bater a fome, vale a pena parar e pedir em um dos bares do mercado o famoso patinho cozido no feijão preto, especialidade que atrae gente de todo lugar. Gostou? O Mercado da Boa Vista fica localizado à Rua de Santa Cruz, no Bairro da Boa Vista.
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado: 6h às 18h Domingo: 6h às 15h
#2 Mercado de São José
Inaugurado em setembro de 1875, com quase 145 anos de história, o Mercado de São José tem arquitetura em ferro datada do século XIX, de onde recebeu forte inspiração do mercado público de Granelle, em Paris. Por isso, a estrutura do mercado é um dos monumentos pernambucanos reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico.
O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados, onde se encontram dois pavilhões com 377 compartimentos, 27 pedras de peixe, 34 barracas internas e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Hoje, o mercado comercializa, além do artesanato variado, de peixes e crustáceos, charque, outras carnes e cereais.
Horário de Funcionamento: Segunda à sábado: 06h às 18h Domingo: 6h às 12h
#3 Mercado da Madalena
Chegou a hora de falar de um dos mercados de Recife com maior importância histórica. O Bairro da Madalena foi uma rentável zona açucareira do Recife antigo, levando a inauguração do seu mercado em 1925. Naquela época, se reunia um aglomerado de feirantes que ali vendiam frutas e verduras. Como funcionava à noite, recebeu o nome de Mercado do Bacurau.
Nos fins de semana, o movimento era mais intenso durante o dia, com destaque para o comércio de comidas típicas: mungunzá, tapioca, cuscuz com café, e o saboroso sarapatel de Manoel Mendes. Hoje são 180 compartimentos, que oferecem alimentos variados: frutas, verduras, legumes, cereais, carnes e peixe.
Endereço: Rua Real da Torre, na praça Solange Pinto Melo, Madalena
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado: 6h às 18h Domingo: 6h às 12h
#4 Mercado de Casa Amarela
O Mercado de Casa Amarela, inaugurado em 1930, é um dos mais antigos e simbólicos da cidade de Recife. As estruturas que sustentam a construção foram trazidas de bonde pela empresa Borrione, em 1928. Hoje, o mercado possui 60 boxes internos, 50 externos e 11 barracas, com um total de 121 compartimentos.
Os bares e restaurantes populares, localizados na parte externa do mercado, são as principais atrações. Alguns deles até não fecham, oferecendo comida regional no café da manhã, almoço e jantar. Na parte interna, há pontos tradicionais de vendas de charque e queijo de coalho diretamente do sertão.
Endereço: Estrada do Arraial, 1930, Casa Amarela
Horário de Funcionamento: Segunda à sábado: 6h às 18h Domingo: 6h às 12h
#5 Mercado da Encruzilhada
O Mercado da Encruzilhada carrega um modelo de obra arquitetônica da década de 50. São 214 boxes do mercado: frutas, verduras, cereais, miudezas em geral, artesanato, frios, carnes e aves, com placas explicativas segundo os gêneros de comércio, para facilitar a vida dos compradores.
De cada lado do mercado são 17 bares e restaurantes, que servem comidas típicas no café da amanhã e almoço comercial. Na Praça da Alimentação, na ala sul, pode-se saborear uma deliciosa peixada, no Lélis, ou um bacalhau supimpa no Bragantino.
Endereço: Rua Dr. José Maria, Encruzilhada
Horário de Funcionamento: Segunda a sábado: 6h às 18h Domingo: 6h às 12h
#6 Mercado de Água Fria
Como na maioria dos mercados da capital pernambucana, a origem do Mercado de Água Fria vem de uma pequena feira local, onde eram comercializadas frutas, verduras e outros gêneros. Foi em 1954 que o mercado que iria unir esses profissionais e itens para venda foi inaugurado.
Se você procura por artigos de umbanda e camdomblé, miudezas e cerâmica e panelas de barro, esse é o lugar! Outra força do mercado é o café da manhã típico: cuscuz, macaxeira, inhame, com charque ou carne guizada.
Endereço: Av. Beberibe
Horário de Funcionamento: Segunda à sábado: 6h às 18h Domingo: 6h às 12h
#7 Mercado de Santo Amaro
Inaugurado em junho de 1933, o Mercado de Santo Amaro oferece 82 compartimentos em 692 metros quadrados. Ele comercializa cereais, frutas e verduras, frios, carnes, aves e ervas. O movimento se concentra nos bares, que servem um café da manhã típico: cuscuz, macaxeira, inhame e sopa, além de almoço comercial.
Endereço: Rua Cruz de Cabugá, 1933, Santo Amaro
Horário de Funcionamento: Segunda à sábado: 6h às 18h Domingo: 6h às 12h
#8 Mercado de Boa Viagem
Localizado na Zona Sul do Recife, no Mercado de Boa Viagem você encontra de tudo um pouco: comidas, bebidas, serviços para casa e pessoal. Além de produtos, vários serviços são oferecidos no mercado: de assistência técnica de eletrodomésticos, passando pelas mercearias tradicionais, até salão de beleza.
São 191 lojas, 121 vagas de estacionamento e 73 variedade de itens, ainda pouco explorado por desconhecimento. Vale a pena dar uma passadinha aqui!
Endereço: Av. Conselheiro Aguiar, 4834
Horário de Funcionamento: Segunda à sábado: 6h às 18h Domingo: fechado
#9 Mercado do Cordeiro
O Mercado do Cordeiro fica na Zona Oeste da cidade do Recife, funcionando desde 1937 e todo revitalizado em 2002. Hoje são 117 boxes de comércio, além de um pátio interno de eventos, praça de alimentação e sanitários. O local também possui acessibilidade, levando mais inclusão para todos.
Endereço: Avenida General San Martin, S/N, Cordeiro
Horário de Funcionamento: Segunda-feira: 6h às 18h Terças, quartas e sextas: 6h às 23h Quintas e sábados: 6h às 22h
#10 Bônus: Mercado da Ribeira e Eufrásio Barbosa, em Olinda
O Mercado Eufrásio Barbosa é uma construção dos séculos XVII e XVIII, localizado onde ficava a primeira Casa da Alfândega de Pernambuco e depois a Fábrica de Doces Amorim Ltda. Apesar de o prédio original ter sofrido acréscimos, o Mercado da Ribeira não descaracterizou. Dispõe de teatro e área para exposições e apresentações folclóricas.
Na época de sua criação, ali eram vendidos os produtos vindos da Europa. Os finos tecidos europeus eram pendurados em varas de madeira com pedaços de ouro nas pontas, e foi desse costume que surgiu o nome do bairro: Varadouro.
Endereço: Avenida Sigismundo Gonçalves, s/n, Varadouro
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 9h às 17h30
Já o Mercado da Ribeira foi construído no século XVI. Hoje funcionam lá lojas de artesanato, oficinas de entalhadores, livraria e a Oficina Guaianases de Gravura. Aqui é possível encontrar um rico acervo de pedras litográficas e de rótulos impressos por meia da litografia.
Outro fato histórico muito importante é que em frente ao mercado estão localizadas as ruínas do Antigo Senado, onde a história conta que, em 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o “primeiro grito” em favor da República no Brasil.
Endereço: Rua Bernardo Vieira de Melo, s/n, Ribeira.
Horário de Funcionamento: Segunda-feira a domingo, das 9h às 18h30 (existem lojas que funcionam até às 21h).
Agora que você já conhece um pouco dos Mercados de Recife, clique aqui para solicitar agora a sua reserva de aluguel de carros em Recife e aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer. E para não perder nenhuma dica ou promoção, siga o nosso Instagram e Facebook.